segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

MC68000, o cerebro por tras do Mega

Todo mundo se lembra da competicao entre Mega e o SuperNes (muitas vezes apelidado de Lento ou SuperLento), o Mega esbanjava velocidade de processamento.Quem jogou Sonic pela primeira vez pode se recordar da rapidez com que os graficos apareciam na tela e da jogabilidade. Sonic fluia na tela, como nunca se tinha visto antes num videogame ao contrario do Mario que se arrastava.
A CPU do Mega tinha a velocidade de, 7.61 MHz em consoles no sistema PAL , 7.67 MHz em NTSC consoles. Alguns consoles possuiam clones do Motorola 68000 manufaturado pela Hitachi e Signetics.


* A historia do Motorola 68000 (MC6800)

O 68000 foi o processador central de varios consoles no final dos anos 80, incluindo o Mega Drive (Sega Genesis), Mega CD (Sega CD), e a versao console do NeoGeo. Mais tarde alguns consoles incluiram o 68000: no SegaSaturn ele era usado como sound controller, e no Atari Jaguar coordenava o funcionamento dos chips graficos e de som.
O Motorola 68000 e um microprocessador CISC de (16-bit na versao presente no Mega), 8-bit na primeira versao produzido pela Motorola. Assim como os outros membros da familia m68k de microprocessadores, o seu software e geralmente compativel entre si. Depois de 27 anos em producao, a arquitetura do 68000 continua sendo escolhida para a producao de novos chips.O 68000 nasceu do projeto MACSS (Motorola Advanced Computer System on Silicon), iniciado em in 1976. Uma das primeiras decisoes, foi desenvolver uma arquitetura que nao se "comprometesse" em ser compativel com versoes anteriores. Isto era um desafio, porque significaria que quem adotasse do novo chip teria que aprender a lidar com o novo sistema inteiramente do comeco. No fim, a unica concessao de compatibilidade com os chips anteriores era o hardware: o 68k poderia ser compativel com com os perifericos que tinham a interface com o 6800, mas nao poderia "rodar" o codigo do 6800. No entanto, os designers construiram uma quantidade enorme de compatibilidade com os chips que viriam a seguir, uma vez que os usuarios tinham conhecimento sobre o 68k. Por instancia, os registros da CPU eram 32bits- , de qualquer forma o address e o data buses fora da CPU inicialmente eram limitados . Em contraste com o Intel 8086/8088 que eram totalmente 16-bits. Os engenheiros que desenvolveram o MACSS fizeram o projeto sob grande influencia do design do minicomputer, dos sistemas PDX-11 e VAX. O conjunto de instrucoes foi desenvolvido com o software em mente mais que as limitacoes de hardware ; a ideia era fazer que os que ja estivessem familiarizados com o sistema antigo pudessem programar facilmente com os novos chips. Assim que o novo design alcancou a linha de producao um nome (trade name) tinha de ser escolhido. O nome "68000" foi amplamente aceito por motivo de marketing, pela producao anterior dos 6800, mesmo o design dos dois chips tendo pouco em comum. O nome anunciado foi justificado porque se dizia que o chip possuia cerca de 68,000 transistors, mas em fato esse numero era proximo de 70,000.


XC68000 versao de 1976, com 8-bit

MC68000, versao do Mega Drive com 16-bit

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