segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Por dentro do Mega

*CPU
Especificacao Hardware :
Processador: Motorola 68000 (MC68000) ou equivalente.
Clock: 7.61 MHz em consoles no sistema PAL , 7.67 MHz em NTSC consoles.
Algums consoles tinha clones do Motorola 68000 manufaturado pela Hitachi e Signetics.
Signetics 68K encontrada em versoes anteriores, era uma CPU conhecida por sua ineficiencia.
Processador Secundario: ZiLog Z80 (ou equivalente)
Clock:3.55 MHz em consoles no sistema PAL , 3.58 MHz em NTSC consoles
Usado como CPU principal no modo de compatibilidade com o Master System.

Mega motherboard


*Especificacoes de memoria
Memory Boot ROM: 2 KB, conhecido como "Trademark Security System" (TMSS)
Quando o console era ligado, ele checava o jogo a procura de codigos dados (senhas) as empresas que tinham licenca para criar jogos. Jogos sem codigos eram muitas vezes bloqueados.
Se o jogo estava licensiado, a ROM mostrava uma tela em que se podia ler, "Produced by or under license from Sega Enterprises Ltd."
Boot ROM em esta presente nas versoes mais antigas do Mega Drive and Genesis
Em outras esse sistema TMSS nao estava presente
RAM principal
64 KBytes
Parte do MC68000
Video RAM
64 KBytes
Nao podia ser acessado diretamente pela CPU, devia ser lido e escrito via VDP (Video Display Processor - veja abaixo)
RAM Secundaria
8 KBytes
Parte do Z80
Usado como RAM principal no Master System compatibility mode

*Audio RAM
8 KBytes
Area da memoria do cartucho (ROM space)
Acima de 4 MBytes (32 Megabits)
Part of M68000 address space
Cartuchos maiores que 4 MBytes deveriam usar o "bank switching"

*Graficos
O Mega Drive tinha um processador especifico, o VDP (Video Display Processor) para o tela de jogo e controle do sprite. Era uma versao melhorada do VDP do Master System , que por sua vez foi desenvolvido a partir do Texas Instruments TMS9918. Contendo o Mode 4 (para a compatibilidade com o Master System) e o Mode 5 (para jogos do Mega). Entretanto, os programas do Master System poderiam ser "lidos" pelo VDP dentro do mode 5 e usar os recursos avancados do VDP. Nesta pagina estao presentes apenas 5 itens;
Especificacao do Processamento Grafico
Planos:

4 (2 scrolling playfields, 1 sprite plane, 1 'window' plane), per-tile priority
Sprites:
Acima de 64 (32H)/80 (40H) on-screen, 16/20 por linha, 256/320 pixels por linha, per-sprite priority
Palette:
512 cores, 1536 usando o shadow/highlight mode, (modo de sombras/luzes)
Cores on-screen :
64 × 9-bit words of color RAM, 4 linhas de 15 cores mais transparencia, permitindo 61 cores na tela (acima de 1536 via raster effects e shadow/highlight)
Screen resolution:
256x224 (32Hx28V), 320x224 (40Hx28V), 256x240 (32Hx30V, somente no sistema PAL ), 320x240 (40Hx30V, somente no sistema PAL)
Interlace mode 1 nao aumenta a resolucao, mas garante o real interlace signal
Interlace mode 2 pode gerar o dobro da resolucao vertical (i.e. 320×448 para NTSC, 320x480 para PAL). Usado no Sonic 2 no modo para 2 players quando a tela e dividida.
Scroll size
Largura e altura independentimente de ser 32, 64, ou 128 "cells" permitido pela VRAM

*Sound
Yamaha YM2612 chip
Especificacoes do Processamento de Audio
Principal chip de som: Yamaha YM2612
6 canais FM, com 4 operacoes cada; o canal 6 poderia ser usado para PCM data, assim como para som.
Oscilador de baixa frequencia programavel e stereo
Clock 7.6 MHz
Chip de som secundario: Texas Instruments SN76489, dispositivo construido dentro do VDP.
4 canais PSG (Programmable Sound Generator)
3 canais "square wave", e um "white noise"canal
Tone/noise e attenuation programaveis
Usado no Master System compatibility mode como tambem no FM
Geracao de sinal diferente se comparado ao real SN76489/SN76489A chip

*Inputs e outputs
Sega Mega Drive/Genesis
Input e output lista
Saida de RF output
RCA cabo (jack) conecta para a entrada de antena da TV
Existe no modelo original europeu, no Mega Drive asiatico e norte americano.Outros modelos devem usar o RF modulator externo que e plugado na saida A/V
A/V output (saida de audio e video)
DIN Connector com video composto, video RGB e saida de audio
Mega Drive e o primeiro modelo do Genesis tem uma entrada DIN de 8 pinos (8-pin DIN socket) (como no Master) que suporta somente som mono.
Mega Drive 2, Multimega, e outros modelos tem uma entrada de 9 pinos (9-pin mini DIN socket) com som mono e estereo
Power input
Positive tip barrel connector.
Requer 9-10 volts DC, 0.85-1.2 A dependendo do modelo.
Headphone output (saida do fone de ouvido)
Entrada amplificada para fone 3.5-mm stereo na frente do console com controle de volume
Existente somente no model original do Mega Drive e Genesis
Audio stereo nos modelos que tem 8-pinos DIN mono com saida de A/V
Compativel tambem com caixas de som/autofalantes (passive speakers)
Pode ser usado para mixar o som vindo do Sega CD
"EXT" port
DE-9F (Connector D 9-pinos femea) na parte traseira do console
Usado com o periferico Mega Net modem, lancado no Japao
Existe nos primeiros modelos japoneses do Mega Drive, em versoes mais recentes do Genesis e do Mega Drive PAL (Europeu, australiano e asiatico)
Projetado para ser utilizado nas adaptacoes de arcade para Mega/Genesis
Control pad inputs (entrada dos controles)
2 DE-9M (Connector D 9-pinos macho) na frente do console
Expansion port (conexao para expansao)
Edge connector na parte de tras lado direito do console
Usado quase exclusivamente para conectar o Sega Mega CD, nao esta presente no Mega drive/Genesis 3, tambem usado para conectar o Sega Genesis 6 Cart Demo Unit (DS-16) nas lojas.

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