segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

SEGA, o começo (meu mundo era azul!)

Historia

1940-1988

Sega foi originalmente fundada em 1940 como Standard Games (mais tarde Service Games) em Honalulu, Hawai, por Martin Bromely, Irving Bromberg, e James Humpert para fornecer maquinas de fliperama operadas com fichas e/ou moedas para militares norte americanos em bases militares. Bromely deu a sugestao para a compania iniciar suas operacoes em Tokyo, Japao em 1951, em Maio de 1952 "SErvice GAmes of Japan" foi registrada.
Em 1954, outro empresario norte americano
David Rosen se "apaixonou" por Tokyo e estabeleceu sua propria compania, Rosen Enterprises, Inc., no Japao para exportar artigos de arte. Quando a compania importou cabines de fotos instantaneas operadas com moedas, isso se mostrou com grande surpresa um hit de vendas: essas cabines eram muito populares no Japao. O business estava a todo vapor, e Rosen Enterprises expandiu importando jogos eletro-mecanicos.
Rosen Enterprises and Service Games se uniram em 1965 para formar Sega Enterprises.Com um ano, a nova compania lancou um simulador de submarino chamado "Periscope" que se tornou um hit no mundo inteiro.
Em 1969, Gulf-Western foi adquirida pela
Sega,e a Rosen foi permitido continuar como chairman da divisao Sega. Sob a lideranca Rosen, a Sega continuou a crescer e prosperar. Ja na producao de arcades, Sega ficou conhecida pela criacao de Frogger e Zaxxon. Os ganhos da Sega atingirian cerca $214 milhoes por volta de 1982 e 1983, a Sega lancou seu primeiro video game console, o SG 1000, o primeiro 3D arcade video game, Subroc 3D , usava um visor periscopio especial par se ver as imagens em cada um dos olhos, e o primeiro jogo de acao baseado na tecnologia de laserdisc em um arcade game, Astron Belt.
No mesmo ano,a Sega teve serios problemas de "cash"
. Numa verdadeira "hemorragia monetaria", a Gulf+Western vendeu o patrimonio da Sega para um famoso produtor de pinball chamado BaDlly Manufacturing Corporation. O patrimonio da Sega japonesa foi adquirido por $38 milhoes por um grupo de investidores liderados por Rosen and Hayao Nakayama, um empresario japones que era proprietario de uma compania adquirida por Rosen in 1979. Nakayama se tornou chairman da Sega, e Rosen se tornou chefe da subsidiaria nos Estados Unidos.
Em 1984, o multi bilhionario conglomerado japones chamado CSK
comprou a Sega, renomeando a compania como Sega Enterprises Ltd., com seu HQ`s no Japao, e dois anos mais tarde, suas acoes estavam sendo comercializadas pela Tokyo Stock Exchange (Bolsa de Valores de Tokyo). Um amigo de David Rosen, Isao Okawa, chairman da CSK, se tornou chairman da Sega.Em 1986, Sega of America foi estabelecida para tormar parte no mercado norte americano de videogames que agora entrava em expansao. A Sega lancaria o Sega Master System e o primeiro game da serie Alex Kid, que seria mascot da Sega ate1991 quando Sonic the Hedgehog foi lancado se tornando o mascot oficial.

Nenhum comentário: