segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Sega Master System (1986)

Na tentativa de competir com o popular Famicom da Nintendo, em 1985 a Sega updated e lancou o SG-1000 Mark III no Japao. O sistema seria redesenhado e introduzido na America do Norte como Sega Master System. Mesmo sendo tecnicamente superior ao Nintendo Entertainment System (Famicom), o Master System nao chegou a ter a mesma popularidade em parte por causa da falta de apoio das produtoras de jogos (gamehouses) coisa que a Nintendo tinha. Se fala muito que na epoca a Nintendo tinha acordos exclusivos com os produtores especializados em games nos EUA. Esses acordos proibiam as gamehouses de criar jogos para qualquer uma das outras plataformas, permitindo que a Nintendo dominasse o mercado. Isto frustrava muitos comerciantes (lojas e distribuidoras), como tambem chegou a colocar muitos fora do mercado, e como resultado, alguns entraram com processos contra a Nintendo, e eventualmente muitos ganharam o direitos de produzir jogos para as outras plataformas o que em parte explica o sucesso do MegaDrive/Genesis.O Master System foi lancado dois anos depois o NES da Nintendo que teve que percorrer um longo caminho para ganhar a batalha. A producao do Master System foi interrompida em 1992 no Japao e EUA, o Master System nunca chegou realmente a ter algum sucesso nesses mercados e suas vendas foram inexpressivas; entretanto, na Europa, o Master System foi excepcionalmente bem, ate mesmo tendo um mercado maior que o NES Nintendo porque ele foi comercializado em paises que o NES nao era. Devido ao seu successo na Europa, a Sega manteve a producao do Master System ate 1996.
Adicionalmente, a Sega tambem lancou Master System II and Master System III, que eram mais baratos e menos populares sucessores para o Master System.O Master System II nao tinha a entrada para cartao da versao original; os card games mesmo assim podiam ser utilizados com a ajuda de adaptador,o Segascope 3D LCD shutter glasses (os oculos 3D), que requeriam uma entrada separada para conectar, nao funcionavam no novo sistema. O Master System III so esta sendo fabricado no Brasil pela Tec Toy que constatemente faz modificacoes (updates) no console.

Sega Master System (especificacoes)
Fabricante: Sega
Tipo: Console
Geracao: terceira (8 bit era)
Disponibilidade/preco: EUA junho de 1986 ($200), 1987 Japao e Europa
Media: cartuchos e game cards
Unidades vendidas: 13 milhoes
Best seller game: Alex Kidd in Miracle World
CPU: 8-bit Zilog Z80A 3.54 MHz PAL/SECAM, 3.57 MHz NTSC
Graficos: VDP (Video Display Processor) derivado do Texas Instruments TMS 9918
Acima de 32 cores simultaneas(16 para sprites, 16 para background) de uma palette de 64 (tambem poderia colocar 64 cores simultaneas na tela usando tecnicas de programacao (programming tricks)
Screen resolutions: 256×192 e 256×224. PAL/SECAM tambem suporta 256×240
8×8 pixel characters, max 488 (devido limitacao de espacao da VRAM )
8×8 or 8×16 pixel sprites, max 64
Horizontal, diagonal, vertical, e partial screen scrolling
Som (PSG): Texa Instruments SN76489 channel mono sound
3 sound generators, 4 octaves each, 1 white noise generator
Som (FM): Yamaha YM2413 ,9 channel mono FM sound
na arquitetura do Master System japones (Sega Mark III) compativel com alguns tipos de games
ROM: 64 kbit (8 kB) to 2048 kbit (256 kB), depending on built-in game
Main RAM: 64 kbit (8 kB)
Video RAM: 128 kbit (16 kB)
Game Card slot: (nao disponivel no Master System II)
Game Cartridge slot
Os consoles japoneses e sul coreanos usavam 44-pin cartridges, no mesmo formato do Mark I e Mark II .Todos os outros consoles eram de 50-pin cartridges com formato diferente.
Predecessor: SG 1000
Sucessor: Sega Mega Drive / Genesis
Versoes do Master System (compact manufaturado so no Brasil pela Tec Toy)


Nenhum comentário: